Vegano-Capitalismo e a farsa da "falta de tempo", elitismo e dos V's comprados por quem tortura animais

Postagem que nos passou "pela vista" e decidimos partilhar também. Está "em bruto" não fizemos emendas. O veganismo já existia antes dos processados e das empresas que testam em animais comprar certificados à V-Label (que grande negócio...).

"
A definição de veganismo:
"[…] a philosophy and way of living which seeks to exclude—as far as is possible and practicable—all forms of exploitation of, and cruelty to, animals for food, clothing or any other purpose; and by extension, promotes the development and use of animal-free alternatives for the benefit of humans, animals and the environment. In dietary terms it denotes the practice of dispensing with all products derived wholly or partly from animals."
Sim, é tanto quanto possível e praticável, mas o impossível e o impraticável não incluem as pequenas inconveniências. É possível e praticável escolher recusar produtos de origem animal e/ou testados em animais e/ou de empresas que testam em animais, seja em que circunstâncias for em que a nossa saúde não esteja em causa, sejam oferecidos pela família ou seja por quem for. O "não me dá jeito agora", o "mas apetece-me isto" ou o "não quero parecer mal-educado", entre outras desculpas, não são as excepções ao possível e praticável do veganismo. As vacinas ou medicamentos para as quais, por enquanto, não há alternativas, sim, por exemplo.
Escrevo isto a propósito de e em forma de comentário solidário com o seguinte desabafo compreensivelmente revoltado de um vegano:
Veganismo é elitista, veganismo dentro do possível.
Eu estou iniciando uma pesquisa acadêmica onde me debruçarei sobre o “veganismo”.
Pensei que entrar em “grupos veganos” do facebook pudesse me ajudar a colher algumas opiniões sobre o que os “veganos” entendem sobre “veganismo”. Entrei em poucos, preciso entrar em mais, mas já me bateu um puta arrependimento. Primeiro, 90% das publicações é sobre comida (comida, comida, comida...). Segundo, é o tema desse texto: veganismo é elitista e “sou vegano dentro do possível e do praticável”.
Bom, não vou perder meu tempo argumentando que veganismo não é SÓ COMIDA, isso nem é veganismo, mas a dieta vegetariana.
Eu nem lembrava mais que nesses grupos os comentários – na sua maioria – são extremamente subjetivos, “eu em defesa do meu veganismo”. Não existe reflexão ética nenhuma, raciocínio ético é inexistente. Nada, nada. A fundamentação filosófica do veganismo é algo a ser inventado nos “grupos veganos”. Então vou escrever aqui a partir dessa lógica subjetiva.
Bom, vamos lá. Uma colega fez um comentário sobre como era pra ela lá em 2001, onde não tinha industrializados, não tinha quase nada vegano, e ela se virava pra fazer em casa, e foi levando, sem problemas.
Aí outras pessoas responderam que isso seria um “apontar o dedo” para quem não tem tempo pra fazer comida em casa, pra quem nem sabe cozinhar, pra quem trabalha o tempo todo, pra quem vive em cidades pequeninas no interior do fim do mundo... Ou seja, esse apontar o dedo, é policiar o veganismo alheio, é tirar do outro sua carteira de vegano, etc. E nesse embalo, vem à defesa de consumir o que tiver pra comprar no mercado. “Nem sempre temos escolhas. Se não tiver marca vegana, vou ter que comprar o que tiver”. “Pra quem não tem tempo de cozinhar em casa, às vezes a única opção é comprar os industrializados que nem sempre são veganos, mas é o que tem”. “Esse negócio de fazer em casa, dá muito trabalho, não é todo mundo que tem tempo pra isso”.
Olha, eu pessoalmente fico pensando utilitariamente (e olha que não sou nem um pouco adepto do Utilitarismo), qual seria o resultado se eu calcular o peso entre o “trabalho que me dá fazer a porra da minha comida em casa” e a “vida de merda que todos os animais têm, desde o nascimento, passando sua torturante vida sendo trucidado físico e psicologicamente, todos os dias de sua breve vida, sendo queimado, afogado, estuprado, esfaqueado, chutado, com fome, com sede, com frio, com calor, no sol, na chuva, etc. etc”.
O que pesa mais: o “mega/ultra/super trabalho que vou ter pra cozinhar em casa” ou a “vida” dos animais sencientes que estão sendo executados nesse momento?
“Veganismo dentro do possível e do praticável” é a mais canalha e filha da puta de desculpa pra continuar a financiar o USO e a EXPLORAÇAO animal.
Já que o “veganismo” de internet se resume em desculpas subjetivas, estou aqui falando subjetivamente. Se eu não tiver o que comer na rua, eu fico com fome. Simples assim. Se eu não tiver tempo de cozinhar em casa, vou ficar com fome, mas não vou comprar “comida” de marca que faz testes em animais com “selo vegano”. Simples assim. Não tem comparação o meu “super trabalho” em cozinhar com todo o sofrimento psicofísico que os animais passam dia e noite. Isso é uma questão de empatia. O que estou vendo é que os ditos veganos atuais estão léguas do que chamamos de empatia. Se eu sou capaz de me colocar no lugar dos animais que são criados para virarem comida, eu simplesmente fico sem comer, mas não vou comprar comida que veio da exploração deles. Simples assim. É de um egoísmo assombroso esse discurso de que dá trabalho fazer as coisas em casa. Veja o Terraqueos, veja o Dominion, veja Não Matarás. E se coloque no lugar daqueles animais.
Mas criticar essa sacanagem significa que o veganismo é elitista. Isso mesmo, se vc critica a pessoa que mora em um lugar que não tem o lixo industrializado vegano. Vocês não leram errado, eu, Leon, acho um lixo. Veganismo não é indústria de alimentos com selo veg. “Eu moro numa cidade pequena, não tem as opções que vcs da capital. Por isso compro o que dá, e as vezes tem que ser as marcas tradicionais, ou as pequenas mesmo, mesmo não sendo vegana, é o que tem. Por isso o veganismo é elitista”.
Eu moro no interior de MG, roça, isso aqui é roça, não tem as opções industrializadas “veganas” que tem na capital, e eu não estou morrendo de fome (mesmo flertando com o desemprego faz 4 anos). Como o que tem de vegetal, simples assim. É só comer o que tem de vegetal. É difícil? Imagina para os animais confinados e obrigados antes e depois da tortura a comer uma monodieta todos os dias. Consegue imaginar? Não? Ah, é a falta de empatia né.
Veganismo é elitista é o cacete. Isso é falta de vergonha na cara. Come o que tem de vegetal.
“Olha, Leon, o veganismo é elitista sim, você já viu o preço das maquiagens veganas?”
Já, já vi. E foda-se. A estética do pó na sua cara não se compara com o sofrimento da escravidão animal.
Nenhum trabalho que você venha ter para cozinhar, nenhum esforço que você venha ter pra comprar maquiagem vegana cara, nenhuma privação que você tenha para adquirir algo que não venha do sofrimento animal, é comparavel a tudo o que os animais passam dia e noite, semana após semana, mês após mês.
Desculpem-me o tom bravo, revoltado. Mas tá difícil conviver com os veganos de hoje."